Monday, March 10, 2008

the universal

"Os últimos cálculos da Universidade de Sussex, no Reino Unido, prevêem que a Terra será destruída pelo Sol daqui a 7,6 milhões de anos. A pesquisa foi publicada no último número da revista científica Astrophysics e corrige previsões anteriores, em que o planeta seria capaz de escapar à morte do Sol.

Estes resultados foram baseados em novos estudos sobre a evolução de estrelas semelhantes ao Sol, baseados em dados obtidos com os telescópios espaciais de última geração. A equipa de cientistas liderada pelo astrónomo Robert Smith (heh) defende que a estrela, quando se esgotar o hidrogénio do núcleo solar, perderá a força para manter coesas as camadas exteriores. O Sol ficará então 250 vezes maior e "engolirá" a Terra. "Só se entretanto passar um asteróide e afastar a Terra da órbita actual é que o nosso planeta escapará", disse o cientista. (it doesn't matter if we all die)

Nessa altura, a humanidade já se terá extinguido ou viajado para outra zona da galáxia. Até porque as previsões indicam que dentro de mil milhões de anos o Sol vai começar a aquecer, causando a evaporação gradual dos oceanos e um gigantesco efeito de estufa. Então, já a Terra será um planeta ultra-seco, quente e inabitável."

in Sábado, 6/3/2008

Pondo as brincadeiras com o nome do senhor de parte (e o pormenor Sci-Fi da humanidade ir morar para outra galáxia - mas pronto, daqui éne anos nunca se sabe), e mesmo sabendo que, obviamente, não vou estar cá para presenciar o fim... este é aquele tipo de artigo que me causa arrepios e um friozinho na barriga. A ideia do Universo, de algo infinito contido num espaço ilimitado sempre me inspirou medo e fascínio ao mesmo tempo. É tudo tão imenso e nós somos tão pouco e tão efémeros quando comparados com estes mil milhões de anos. Julgamos que tudo dura para sempre, que podemos deixar arrastar tudo e mais alguma coisa porque vai sempre haver tempo mas, ao sermos confrontados com dados destes... não é assim tanto tempo. É pouquíssimo. A ciência é uma coisa formidável. A sério que é.

Post estúpido, reflexão sem sentido às 2:13 da noite; mais uma noite que promete ser em branco. É antes de adormecer que me dá para ser comunicativa e tentar ser profunda. Quem o sabe que o diga.

2 comments:

Marta said...

Eu acho que muito antes do sol, o Homem é que irá destruir a terra...

Não me incomoda nada que isso venha a acontecer, há por aí muito espaço para outras "terras", para outros "Homens"!
Start again, start again...

coffee and tv said...

yeah, para a próxima tens de reflectir também sobre o fantasma que existe no nosso quarto :O ahahahaha(com as maos a apertar as mamas) xD