Monday, March 17, 2008

Photobucket




Ora bem. Parte inferior do frontão, que tem mais dois destes padrões. Como pode ser óbvio de ver, a parte verdengosa é o antes, e a parte mais douradinha é o começo do depois. O verde deve-se a excesso de humidade e à maneira como as purpurinas que puseram por cima da talha reagiram. Ou seja, agora é retirar essa camada de nhenha, conservando a maior quantidade de ouro que conseguirmos, para depois nivelar e fazer a reintegração (alegria, alegria).

Photobucket

Aqui a mesma coisa. É a parte superior. Uma florzinha destas demora horas a pôr como deve ser, mas já estão todas. Só faltam a dos padrões, que me estão a dar cabo dos nervos. Em princípio amanhã ou depois acabamo-lo. Tem que ir para o carpinteiro para a madeira ser consolidada, que há ali uma falha muito grande (canto inferior esquerdo da imagem). Depois acho que vamos tratar da desinfestação, e depois sim o nivelamento e o resto. Entretanto, temos um retábulo inteiro à espera de ser limpo e não vamos acabar isto no tempo previsto, ou seja, provavelmente depois dos exames fico cá para dar uma ajudinha, mesmo não sendo obrigada. Mas é que deve dar um gozo enorme depois olhar para o retábulo todo bonito e pensar "ajudei".

1 comment:

coffee and tv said...

olha que bonito, ou limpas tudo ou deixas estar sujo! Porque o contraste não fica bem! Por isso mãos à obra tá a óbire óh neina!?!?