Wednesday, February 27, 2008

Olá

O meu nome é aquele que vocês sabem e estou inscrita nos exames. Vamos ver no que isto dá, mas as escolhas definitivas (e é absolutamente incrível eu ter escolhas definitivas depois de três anos a mudar de ideias) são as seguintes, para o interesse do Menino Jesus (não estão por ordem porque isso é o próximo passo):

- UCP: Conservação e Restauro do Património
- Portucalense: Conservação e Restauro do Património (não me cheira muito bem mas é consideravelmente mais barato)
- FLUL: Estudos Artísticos/Estudos Ingleses, Norte-Americanos e Alemães variante Estudos Anglo-Americanos
- FCSH: Línguas e Literaturas Modernas variante Anglo-Americanosm (ou qualquer coisa que o valha, não fixei o nome do curso).

E cá estamos. Espero sinceramente entrar num dos de Conservação e Restauro porque, embora as minhas preferências vão de caras para os últimos, tenho que pensar a nível de emprego e, vamos ser honestos, dinheiro. Também gostava muito de Estudos Artísticos.

Está um tempo péssimo.

10 comments:

tiago said...

com os últimos dois era directinha para o fundo de desemprego, e acredita que ia ser bem pior andares a dar cabo da cabeça para depois não teres nada para fazer. portanto vê lá o q tem saída e não faças como eu q da 1ª vez que concorri me pus a pôr coisas q sabes q não querer. tipo concorrer para bioquímica na UBI lol

[/sermão tu-vê-lá nas que te metes]

Virginia Woolf said...

isso do "fundo de desemprego" é tudo muito relativo. não sei quem é que te garante teres mais emprego num curso de restauro porque, na minha opinião, nessas áreas hoje em dia tá quase tudo no mesmo saco. dependerá, sim, da média que tiveres... porque o que acontece nesses cursos de línguas é, normalmente, o pessoal tar-se a cagar... pq foi prali pq não sabia pra onde ir, ou pq era fácil. por isso, tambem é normal que haja desemprego já que a maioria teve lá a marcar passo. com estudos artísticos também sou muito renitente, pq é um caso diferente... as pessoas que lá estão esforçam-se mais, gostam mais e fazem coisas diferentes nos tempos livres, tendo portanto mais oportunidades de emprego. e pronto, é isso. mas sempre podes ser enfermeira, hein, que tal?

lyra belacqua said...

então mas se estudos artísticos é isso tudo porque te mostras renitente?

sim lol estou-me mesmo a imaginar a recolher arrastadeiras e a lavar pés de doentes em coma :') também posso ir para contabilidade, aquela coisa que eu amo.

Virginia Woolf said...

relativamente a estudos artísticos sou renitente pq há mais competitividade e as pessoas têm médias mais altas.

tiago said...

claro que as notas contam e não é de todo impossível vires a ter sucesso em qualquer uma dessas áreas, mas acho que não é tabu nenhum dizer que hoje em dia os cursos da área linguística e social são os que estão mais sujeitos ao desemprego. podes sempre fingir que não. e com os enfermeiros infelizmente é quase a mesma coisa, tenho amigos que estão a deitar as mãos à cabeça.

podes sempre investir na química e competires comigo para o nóbel :p

lyra belacqua said...

deves.

Marta said...

"com os últimos dois era directinha para o fundo de desemprego"

e isso já era com sorte, porque para se conseguir o fundo de desemprego é preciso ter tido o 1º emprego :x

boa sorte prima, e pensa bem na questão do (des)emprego ;)
mais vale ir para um curso que não se gosta tanto, mas que tenha algum futuro...

KaRL said...

eu fui para uma área onde até existem boas chances de arranjar emprego mas é algo com o qual, mais tarde, tive a certeza que não me identificava. e penso muitas vezes que não ter seguido os meus sonhos e a minha vocação foi o maior erro da minha vida. Como tal, o meu conselho é: tira o curso que REALMENTE tem a ver contigo e com o qual mais te identifiques; algo que te dê gozo tirar, te faça sentir satisfeita e realizada. Ao longo dos estudos, tenta arranjar estágios (não te limites a procurar, "inventa-os" tu; contacta empresas e entidades da área, sugere estágios não-remunerados no caso de eles se mostrarem desinteressados). Ou seja, convém que, ao terminares o curso já tenhas alguma bagagem a nível de experiência profissional. é uma vantagem gigante! Depois disto tudo, vai tirando cursos práticos (de preferência) que aumentem a tua base de conhecimento e te façam ter um curriculum ainda mais extenso e apelativo.
Resumindo, e peço desculpa pelo longo texto mas estes são conselhos que alargo a toda a gente que ainda se encontra a estudar:
- tira um curso que realmente gostes sem pensar muito nas saídas profissionais (pois quem é realmente bom naquilo que faz, ou pelo menos, quando se é o melhor... arranja-se sempre emprego... e as chances de serem muito boa naquilo que fazes são maiores se tiveres numa área que gostes e com a qual te identifiques).
- complementa o curso com estágios (infelizmente, nas áreas que referiste costumam ser raros por isso tens que lutar por isso e sujeitar-te a coisas não-remuneradas; mas tal sacrificios será compensado no futuro com toda a certeza).
- mesmo depois de finalizado o curso, não baixes os braços interrompendo o teu percurso académico; procura mais cursos (não me refiro somente a licenciaturas; refiro-me mais a cursos de curta-média duração). se os conseguires fazer ao mesmo tempo que tiras a licenciatura, melhor ainda.
- e... pronto. acho que é apenas isto. good luck to all of you people out there :)

coffee and tv said...

:D

Lília said...

Bom, o tempo ate tem melhorado... :p lol

Ok, cenas serias... eh realmente uma decisao super dificil que mm depois de se tomar se questiona interminavelmente... ou serei a unica!? Hum, tens de pensar muito bem e, supostamente, eu diria que o mais importante eh escolheres algo que gostes mm mto, mas nao posso ser assim tao idealista. Tem de ser alguma cena com futuro tb! O Karl tem umas ideias que se funcionarem eh optimo! Espero que, apesar de dificil, a decisao tomada seja boa!