Sunday, September 9, 2007

Estive em Madrid nestes últimos dias, culpa do Público e de um artigo sobre uma exposição com as últimas obras de Van Gogh que está no Museu Thyssen até 16 de Setembro. Devia ser muito interessante, ainda para mais porque tinha obras de outros pintores de Auvers e pronto. Mas uma pessoa chega lá, a tirar fotografias às banners, toda entusiasmada, e depara-se com um paspázio que diz que as entradas estão esgotadas para Sábado e Domingo. Ainda se faz a tentativa de ir falar com a senhora da bilheteira, fazer o choradinho de turista, de:

- Pero nosotros venimos de Portugal para mirarla... *expressão de turista desconsolado*
- Pues no sé. *cara de espanhola*

Portanto foi passeio, e uma quantidade absurda de tapas deliciosas. O curioso é que quando era pequenina não gostava nada de Madrid. Mas desde Outubro passado que é uma das minhas cidades favoritas. Uma pessoa sente-se à vontade, é uma cidade com ruas amplas, claras, imensa diversidade, comida óptima e com um espírito fantástico. As pessoas ficam na rua a comer e a beber até altas horas da noite, e no dia seguinte já fazem fila à porta das tabernas para voltar a comer. É um movimento, um espírito contagiante. E os museus. E as ruazinhas típicas cheias de barzinhos. E as chocolatarias e os churros. E os quilos a mais com porções de queijo manchego e tapas com linguiça. As hortinhas do Jardim Botânico, o meu entusiasmo de pessoa da cidade ao ver plantações de malaguetas e beringelas brancas e amarelas. A Farmácia Real em estilo barroco com gavetinhas até ao tecto, frascos e frasquinhos. As salas chinesas, as porcelanas.
Foi um daqueles dias que, provavelmente, se tivessemos feito o que tínhamos planeado, não teria sabido tão bem. E esta frase está estupidamente mal construída mas não estou com paciência.

1 comment:

Alf said...

Estou a ver que tenho de voltar a Madrid.

Tenho a impressão que tu tinhas antes de Outubro...